sexta-feira, 6 de abril de 2007

E NASCE O CLUBE!


- Alô criançada!!! Hoje tem marmelada???

- Tem sim, Senhor!

- Hoje tem palhaçada???

- Tem sim, Senhor!

- E tem copiação???

- Hãm?!?!?!?!


"Caros Amigos" (pra começar bem, precisávamos de algo que já existe),

Estamos dando início ao Clube de Copiação de Juiz de Fora, uma instituição sem fins lucrativos que tem como único objetivo mostrar à sociedade as mentes criativas do nosso mercado!!!

Mostraremos, através do nosso CCJF, tudo que existe em Juiz de Fora que fora copiado de algo já existente. Não somente em Juiz de Fora, mas também em todos os lugares onde haja chupação.

Obviamente temos que deixar claro que em todas as áreas existem vááárias coinscidências, mas algumas são coinscidências demais!!! Principlamente no mundo da propaganda.

Não estamos aqui para julgar ninguém, apenas divertir. O Clube de Copiação de Juiz de Fora tem por razão de existir, o entretenimento de nossos leitores.

Focaremos nosso trabalho em peças publicitárias criadas pelos nossos "publicitários" juizforanos, mas mostraremos também chupações de outras áreas...

Dêem sugestões e contribuam com o portfólio do CCJF!!!

E é claro que daremos nossas chupadas também. Chupadas no bom sentido, por favor!

4 comentários:

falta de talento disse...

só sobrenome e terninho de pastor não dá!! a chupação é ampla e irrestrita!! e olha que tem gente boa aqui (mas não nas agências...tirando um ou outro...) tá na hora de liberar a imaginação! chega de gente inteligente!! e vamos ajudar vcs nessa tarefa árdua!!

para "fazer sites" entre na http://www.templatemonster.com/ ali vc compra um template e só modifica e fala que vc quem fez!!!!

para "fazer videos para publicidade" entre no you tube, google video, etc

para "fazer midia impressa" ..

"Logomarcas" vc tem.. http://www.logo2day.com/
http://cooltext.com/ esse dá até pra vc fazer....

e eu vou postando mais pq tô cansado agora...

falta de talento disse...

por favor não entre em pânico!! vou continuar a postar aqui algumas "ferramentas" para que vc possa dar sua chupadinha, seja em sites, videos, impressões, spots, e todo o tipo de midia... pq o importante não é beber agua em Santos Dumont o importante é chupar em Juiz de Fora!!

falta de talento disse...

não posso deixar de postar esse artigo do Ronald (quase um Roberts) para que vc mande para quem vc imitou (no caso dele descobrir) ou então para o seu cliente irritado por ter pago por um template(site pré-pronto que é só mudar os nomes..) ou uma peça citada no mesmo...

Benchmarking:
e se imitarem você?

Ronald Z. Carvalho

O zen nos ensina que o elemento mais forte da
natureza é a água. Ela vence o fogo, a pedra,
a montanha, a distância. Porque ela é ágil, rápida,
flexível. O líder imitado pelo pequeno,
só pode vencer se for mais rápido do que ele.

A posição de liderança é a mais difícil do marketing.
Primeiro, porque o líder é vidraça.
Quem quer crescer no mercado
vai ter que roubar do líder.
Segundo, porque cabe ao líder a tarefa
de ampliar o mercado. A ele interessa o crescimento
da demanda porque é ele quem primeiro
usufrui esse crescimento.
Terceiro, porque o líder não pode parar nunca.
Liderança é como andar de bicicleta,
parou de pedalar, cai.

O líder será sempre imitado. Benchmarking,
volte ao capítulo anterior.
A única defesa é andar sempre na frente.

Não adianta reclamar, ir aos tribunais,
acusar os imitadores. Compete ao líder orgulhar-se
de ser imitado. Veja a Coca-Cola. Foi e é copiada
a todo momento. sua resposta é continuar inovando.
Como, por exemplo, o recente lançamento da Cherry
Coke, para combater a aproximação que a Pepsi Cola
fez dos seus sabores tradicionais.

Por isso, se você é líder, não adianta chorar se alguém
faz benchmarking para cima de você.
Trabalhe duro para continuar na frente.

Sandra Sato disse...

Achei a iniciativa deste blog excelente pois é uma forma dos consumidores (e público em geral) conhecerem a diferença abissal entre talento e charlatanismo no que diz respeito a criação.
Outra vantagem é ter destino para os plágios descarados que a gente vê por aí. Parabéns!

Vai aí minha sugestão: A marca de Café 3 Corações 'chupou' deliberadamente a idéia do "Milky", personagem de 1994 do clip Coffe & TV, da banda inglesa Blur, ao criar uma campanha (em 2008)'humanizando' a embalagem do café com o slogan: "a marca que apaixona".

Seria uma idéia razoavelmente digna (e ainda assim manjadíssima) não fosse a cópia impressionantemente evidente do layout da embalagem de Milky.

Infelizmente não soube como enviar imagens pra comparar, mas para mais detalhes sobre a campanha do café:
http://www.tottalmarketing.com/loadAssessoria/170/CAF%C3%89_3_CORA%C3%87%C3%95ES_VOLTA_%C3%80_M%C3%8DDIACOM_CAMPANHA_CRIADA_PELA_ETCO_OGILVY.htm

Basta comparar, olhando pra embalagem da campanha "a marca que apaixona", do Café 3 Corações, e pro personagem do clip do Blur, bastando apenas jogar a expressão "Coffe&Tv Blur" em qualquer Google Imagens da vida...