sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A tão esperada bomba

Blogueiros....


Recebemos esta "denúncia" por e-mail e ficamos assustados.


Podem até achar que se trata de perseguição à República, mas não é. Mas o que podemos fazer se a República é sempre citada aqui???...


Enfim, vou transcrever o e-mail:


"Plágio da República":


Há cerca de dois anos a BraZip Tecnologia lançou em Juiz de Fora/MG o DesafioNet - um jogo pela internet com duração de 15 corridos e distribuição de 1.000 prêmios.


Visando a participação de diversas empresas e agências de propaganda, a BraZip colocou à venda para o mercado publicitário local diversas cotas de participação.


A agência República foi uma das visitadas. Todo o projeto foi deixado na agência e a BraZip recebeu uma resposta negativa ao pedido de patrocínio.


A alegação da República era de que seus clientes optavam por mídias mais tradicionais.


Pois bem...


Dois anos depois, a agência República lançou em seu site um jogo online. E pasmem!!!

Com o mesmo formato do DesafioNet. O mesmo!!! Sem tirar nem pôr. Com tarefas patrocinadas, onde os pontos são conquistados pelos participantes após os mesmos irem até os patrocinadores, e pontuação bônus por cada amigo convidado a participar do jogo.


Só que a BraZip Tecnologia, registrou o formato do DesafioNet há 2 anos no INPI e entrou na justiça contra a agência República por Plágio!!!


A agência, criativa, já foi notificada pela justiça (Processo nº 014507406236-8) e deverá retirar do ar o jogo. Mas o processo estará apenas começando.


____________________________________________________________


Éh... Parece que a falta de criatividade e/ou preguiça em criar algo novo está rondando a República.


Deixamos o espaço deste blog para a República se defender ou expôr seu ponto de vista (clubedecopiacao@gmail.com)


Comentários do Clube de Copiação:


1º - Não é novidade a República neste blog. Por isso a pergunta: Será que as outras peças publicadas até hoje neste blog foram só coincidências?!


2º - Quiz, desafios pela web existem aos montes. Jogo é tudo igual, mas poderiam ter feito um pouquinho diferente, né?! Acrescentar uma coisa aqui, outra ali, tirar uma coisa aqui, outra ali.


3° - Para quem quiser acompanhar a situação:


http://www.tjmg.gov.br/juridico/sf/proc_resultado.jsp?select=1&txtProcesso=014507406236-8&comrCodigo=0145&numero=1&listaProcessos=07406236

9 comentários:

Unknown disse...

gente:
olha esses dois comerciais...
ideia bem parecida observa a locução, o encaixe da ideia central...

Resta saber quem chupou quem né...

Qnd se caga, caga-se com estilo...

Abraços;

Joao.

http://www.youtube.com/watch?v=4Q4ou457QAs
(Ipasoft - Imaginação)

http://www.youtube.com/watch?v=OHNIgqI8Pu4 ( Luft Logistica - DM9)
bronze em cannes.

aretadobem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aretadobem disse...

Caros,

Ressalvas a parte, primeiro vocês escrevem: "Plágio da República":
Depois: "Quiz, desafios pela web existem aos montes. Jogo é tudo igual, mas poderiam ter feito um pouquinho diferente, né?! Acrescentar uma coisa aqui, outra ali, tirar uma coisa aqui, outra ali."

Na minha opinião, quiz é quiz em qualquer lugar, acredito que a BraZip também deverá processar o Luciano Huck, que fez um quiz com perguntas em etapas, para presentear seus internautas com uma guitarra do NXZero, pelo que sei e entendi, no quiz da BraZip a característica principal era a promoção das empresas que patrocinava o quiz, estas, pagavam para tal, o da República foi um quiz em seu próprio benefício, e não em benefício de outras empresas.

Não achei falta de criatividade, é uma ação online que nenhuma empresa de Juiz de Fora fez com tanto sucesso, inclusive a BraZip!

Conheço a pouco este blog, li todos os posts que achei interessante, casos da Trópico, da República, etc... e as vezes vocês exageram nas palavras, dão um tom amador e infantil apesar da iniciativa ser boa e de alguma forma vir a acrescentar ao mercado publicitário da região.

Sobre: “Podem até achar que se trata de perseguição à República...”, parece que sim, quando o foco do blog foge da analise publicitária e entra em trâmites legais. Isto pode ser ruim para o próprio blog e pessoas, difamar uma empresa e sua marca é um risco grande...

Pois bem, vocês devem saber o que fazem! É apenas opinião “de quem é de fora em Juiz de Fora”...

Até mais!

CCJF - Clube de Copiação de Juiz de Fora disse...

Dissemos que quiz é quiz em qualquer lugar...

Mas o processo que esta empresa está sofrendo é por repetir fórumlas criadas e patentiadas por outra empresa.

Essa é a diferença!

CCJF - Clube de Copiação de Juiz de Fora disse...

E digo mais!

o sucesso do quiz da República não se compara ao número de inscritos e participantes da 1ª edição do Desafio Net da Brazip, onde mais de 1.000 pessoas foram premiadas e muitas outras se inscreveram!

CCJF - Clube de Copiação de Juiz de Fora disse...

E mais...

o quiz da república também promoveu outras empresas. Como o seu cliente Planet Music onde numa prova o participante deveria ir até a loja descobrir uma resposta! Igual ao da Brazip!

Enfim, para todos nós quiz é quiz em qualquer lugar do mundo, mas a questão é a repetição de fórmulas e regras de outro jogo já exisitente e patentiado!

aretadobem disse...

Entendo...

Bem, como a questão agora é judicial, cabe ao juiz(a) decidir.

Até mais.

SISCOM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SISCOM disse...

Olá a todos!

Eu acho quiz tudo a mesma coisa. Pra mim, isso só seria plágio se a república tivésse feito o mesmo jogo.

Eu participei do Desafio Net. Funcionava durante 15 dias corridos, 1000 prêmios no final, 3 provas por dia (sendo uma sobre um patrocinador, uma tarefa q vc tinha q ir em algum local da cidade descobrir a resposta e uma prova de sorte).

Não participei do jogo da república, mas até onde eu sei, ele não funcionou assim.

Plágio seria se toda essa mecânica tivésse sido copiada.

Claro que pode ter tido uma ou outra prova com mecânica parecida. O que mostra uma certa preguiça em criar algo novo, mas mesmo assim e daí?

Então que dizer q se eu fizer um jogo na internet e colocar uma prova de "Jogo da Memória" ou "Palavra Cruzada" eu estarei plagiando o inventor desses jogos e terei q pagar pelos direitos autorais???

Duvido!

Agora é com o juiz!