quinta-feira, 22 de maio de 2008

Comentários sobre o Prêmio

"Horrível foi o diploma de idiotas que o Clube de Criação está passando ao mercado de Juiz de Fora que insiste em acreditar que "no próximo será diferente"!

6º CCJF: regulamento chutado, júri sem critério, várias categorias sem ganhador e 3 sem NENHUM ganhador, enfim...

Coisas de Juiz de Fora!"

Olá amiguitos!

Foi mais um ano de auto premiação. De auto ostentação. De aplausos para si mesmo!

Que coisa bônita, que coisa bacana, que coisa alegre!

Parte de nossa diretoria fez questão de estar presente nessa confraternização. Comes e bebes bem interessantes e a mesma palhaçada de sempre. Trópico batendo palmas pra ela mesma. República dando parabéns pra ela mesma. E o que mais? Por alguns momentos outras agências, acho que 2 ou 3, subiram ao palco mais glamouroso do mercado publicitário da quitanda, mas deviamos estar dando tapinhas nas costas da diretoria e perdemos. Alguém pode me falar os premiados? Quantas peças foram inscritas? Quais agências participaram? Quantos votos foram dados no Pró-música? Quantas entraram para o "short-list"? Quantas foram premiadas? Quantos eram os prêmios esperados para serem entregues? Quantas peças Trópico e República inscreveram e quantos prêmios cada uma levou pra casa?

"Ano que vem será melhor". Está todo mundo falando isso, mas será verdade?

E agora, qual será próxima confraternização do Clube? A entrega do anuário? Estamos anciosos para ver este belíssimo anuário.

Afagos!

7 comentários:

aretadobem disse...

A iniciativa de se ter um CC é válida.

Entendo as dificuldades(pouca verba, pouco tempo dos diretores uma vez que eles estão ocupados o suficiente com suas agências...), o problema está em como tudo isso é feito!

Uma ação para ser eficiente não precisa ostentar uma coisa que ela não é!

Basta clareza e simplicidade nas informações , comprometimento e seriedade para com as pessoas que querem acreditar e que patrocinam o mercado publicitário de Juiz de Fora.

Só isso...

CCJF - Clube de Copiação de Juiz de Fora disse...

Amigo, Diego,

É válida sim a existência do Clube de Criação e sua existência ajudou a melhorar o nosso mercado. Mas para o CCJF dar certo é preciso comprometimento de todos e não apenas críticas.

O Clube de Copiação foi uma iniciativa bem-humorada, amada por uns e odiada por outros, de colocar o mercado publicitário de Juiz de Fora em discussão. E conseguimos.

Praticamente 90% de tudo o que foi publicado neste blog até hoje foram indicações do próprio mercado. Umas, nós nem concordamos tanto, mas publicamos mesmo assim.

Decidimos, falo em nome de todos que participam da “diretoria” do Clube de Copiação, criar o blog numa festa do mercado onde estávamos discutindo sobre certas atitudes da nossa quitanda. Durante a nossa conversa, que contava com graduandos, graduados, pós-graduados e pessoas do mercado (criativos e diretores) algumas peças foram questionadas com relação às suas veracidades (lê-se criatividade sem inspirações descaradas). Dessa conversa saiu o nome de nosso blog.

Durante esse primeiro ano de blog, recebemos inúmeras críticas, muuuuuuitos elogios e o nosso Clube cresceu. Mas vimos, no último prêmio do Clube Original, como o nosso Clube de Criação não evoluiu.

Concordamos com você quando você fala da falta de verba do Clube, mas discordamos que a diretoria não participe mais por total comprometimento com suas funções em agências. Não se comprometem mais porque é cômodo ser diretor e nada fazer, pois o mercado não cobra, o mercado não exige melhorias. E quando fazemos isso somos criticados e chamados de mal-amados, mal-sucedidos e frustrados profissionalmente. Fazemos isso de uma forma escrachada porque parece que só assim o mercado ouve. Ou finge que não ouve e ignora o Copiação.

De nada adianta marcar reuniões com a diretoria do Clube de Criação, enviar e-mails, propor eventos e parcerias, pois o Clube só pensa em receber prêmios dentro do nosso próprio mercado. Uma auto-premiação sem sentido.

Por diversas vezes colocamos sugestões aqui no nosso blog e foram ouvidas ou pelo menos levadas em consideração? Não. Tivemos essa prova no 6º prêmio. Prêmio que parte de nossa equipe fez questão de ir para ver a nossa quitanda bater palmas para ela mesma. Triste.

Esperamos que a nova diretoria faça algo para mudar. Não estamos pedindo muito. Estamos pedindo apenas algo mais claro, organizado e inteligente. Não estamos querendo grandes festivais com os melhores publicitários do mundo. Apenas algo que seja mais útil do que apenas levar 5, 6 troféus pra casa.

E o mercado tem como melhorar sim.

Você, Diego, falou da falta de verba. Sinceramente, todos nós da diretoria do Clube de Copiação, estaríamos dispostos a pagar R$ 30,00 a cada três meses para o Clube de Criação, mas se tivéssemos um porque. Esse porque não é apenas ter desconto ao inscrever peças no Prêmio, desconto em uma palestra anual e ganhar o anuário com loooong, long list. Não é difícil fazer algo melhor. É sim com uma diretoria sem atitude que só pensa em nosso prêmio. Mas acreditamos que vai mudar. Tem pessoas interessadas nessa nova diretoria.

Parceria. Essa é a palavra. Se o Clube consegue permuta e apoio para divulgar o Prêmio no jornal, na TV e fazer o anuário, porque não chamar esses parceiros e fazer feiras, eventos melhores e um prêmio mais sério? Disse mais sério.

Portanto, meu amigo, falta dinheiro sim, mas falta empenho, comprometimento, organização e parceria. Se não faltar nada disso, o Clube de Criação vira algo mais sério e melhor. E consequentemente não faltará dinheiro, pois vendo o trem andar, o pessoal vai se associar.

Por essas e outras que o Clube de Copiação existe. Para provocar, instigar e tentar ajudar na melhoria do nosso mercado.

E não venha nos dizer que não estamos ajudando. Pois todos sabemos que o Clube de Criação e a nossa quitanda publicitária são mais criticados do que elogiados, que o Clube de Copiação é mais discutido em rodinhas do que o Clube de Criação. Aqui nesse blog já sugerimos vários caminhos para o mercado melhorar e se quiserem mais sugestões, enviem um e-mail pra gente.

clubedecopiacao@gmail.com

Teremos o maior prazer de contribuir com a “nova” diretoria. Temos idéias, nossas e de pessoas que nos enviam e-mails, para ajudar a nova diretoria. O mercado tem jeito. Basta se tornar algo mais sério e sem preocupação com a auto-ostentação.

Temos que acreditar nessa nova diretoria, pois foi criada apenas uma chapa. Não sabemos da plataforma de governo dessa diretoria, mas esperamos algo melhor que as diretorias passadas que nada fizeram para o mercado ser visto com mais seriedade e respeito.

Afagos

Tutoriais disse...

Vamos lá...
Eu achei que comparando-se com o ano passado... o clube de criação melhorou muito!
quais mesmo foram as agencias premiadas?
Kojio, tropico, republica e iso4
sendo que a direção tinham mais pelo menos 3 agencias no meio da “quitanda”...
tando o clube de criação quando o clube de copiação estão ajudando o mercado de juiz de fora a crescer,
mais uma coisa ninguem não podem negar...
o mercado e o trabalho “profissional” de JF tá cada vez melhor, é logico que ainda temos algumas atitudes, maria fumaças, home cards, isso só em web...
mais eu boto fé. Eu sei que vocês também!
Só não vi ninguém recebendo um trofeu do circo!
Não cumpriram a promessa?

CCJF - Clube de Copiação de Juiz de Fora disse...

Também acreditamos nisso, tutoriais,

Não cumprimos. Vamos atrasar. O anuário atrasou, o 6° prêmio atrasou e nós também vamos atrasar, mas os prêmios serão entregues nas agências e o resultado publicado aqui.

Herschel Pinkus Yerucham Krustofski disse...

A única iniciativa que vejo em JF é a do Clube de Copiação por aquecer e incomodar esses "publici0tários" panelas. Existe muita gente legal que prefere estar de fora desse picadeiro, programado pra premiar as mesmas cartas, mas até quando? já não é hora de parar de massagear esses mesmos egos?

franciscovilela disse...

Herschel Pinkus Yerucham Krustofski
creio que você está desinformado,
com a vinda do clube de CRIAÇÃO
a publicidade de Juiz de Fora já melhorou muito,
a iniciativa do clube de copiação
alem de ser um blog diário de leitura de toda a publicidade de juiz de fora
é criado por pessoas que querem o melhor para a publicidade do nosso mercado, e se sentiu incomodado com tanto "lixo" produzido por agencias com potencial(ou não)
afagos!
:D

CCJF - Clube de Copiação de Juiz de Fora disse...

alguém tem aí a logo do Grupo Rezato?

ela é igual a da novela O Rei do Gado, lembram?

ajudem aí!